Perguntas Frequentes

16/04/2016

Qual a importância da Manutenção Predial?

A manutenção é a garantia da boa conservação da edificação, preserva o bem comum valorizando e minimizando custos maiores no futuro. A manutenção planejada proporciona a segurança, funcionalidade, estética, conforto ambiental e principalmente a economia para o proprietário.

É rotineira a utilização da edificação no limite de seus sistemas construtivos levando-o a exaustão e causando muitas vezes acidentes graves, infelizmente na maioria dos casos pouco se faz em relação às ações preventivas sobrando como única opção as ações corretivas, que são bem mais caras.

A manutenção preventiva ou preditiva é a melhor opção para a diminuição de gastos com manutenção em geral, para garantir esta prevenção, se faz necessário a periodicidade da mesma em todo o sistema construtivo.

 

Por que fazer a Manutenção Predial?

Para garantir constantemente o funcionamento de todo o sistema construtivo com qualidade e principalmente sustentabilidade gerando economia ao proprietário e exploração da natureza com responsabilidade. A ausência da manutenção adequada em edificações é responsável por anomalias das mais variadas, que por sua vez são causadoras de danos materiais e em alguns casos, pessoais.

O que é ART?

ART significa Anotação de Responsabilidade Técnica. Ela garante os direitos autorais, comprova a existência de um contrato e garante o direito à remuneração, na medida em que se torna um comprovante da prestação de um serviço.

É na ART que se definem os limites da responsabilidade, ou seja, o profissional responde apenas pelas atividades técnicas que executou. Toda vez que for prestado um serviço, desde uma consulta até uma grande obra, deverá ser feita previamente uma ART.

Todos os serviços registrados no Crea sob a forma de ART irão compor o Acervo Técnico do profissional, que serve, também, como documento para efeito de aposentadoria, além de ter grande valor no mercado de trabalho.

A ART valoriza o exercício das profissões e confere legitimidade ao profissional ou empresa contratado.

Por que preciso de uma ART para reformar meu apartamento?

Emitir a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para sua reforma é uma etapa indispensável. Não é só um procedimento que deve ser seguido por solicitação do síndico, mas sim, pela segurança e comodidade que você terá ao contar com um profissional habilitado para aprovar e fiscalizar sua reforma. Neste documento serão descritas quais intervenções serão realizadas e quais materiais serão empregados na reforma do imóvel.

Corro risco ao reformar meu imóvel sem ART?

Sim! Além de sua segurança, coloca em risco os condôminos, uma vez que determinadas intervenções podem desestabilizar e até colapsar uma estrutura. Além disso, o síndico pode parar a obra de diversas formas, o ideal, porém, é fazer um pedido formal ao morador. Após isso ele pode solicitar o embargo da obra na prefeitura, fazer um boletim de ocorrência, e até impedir que os prestadores de serviços e materiais acessem a unidade.

Como o síndico pode agir quando o morador não apresentar ART?

O síndico pode parar a obra de diversas formas, o ideal, porém, é fazer um pedido formal ao morador. Após isso ele pode solicitar o embargo da obra na prefeitura, fazer um B.O. ou ainda impedir que prestadores de serviço e material acessem a unidade.

Se a NBR 16.280 não é uma lei, por que segui-la?

Realmente as normas da ABNT não são leis. Porém, se houver algum acidente os responsáveis judicialmente serão o proprietário e síndico, no qual serão cobrados por não terem seguidos as normas pré-estabelecidas.

 

Qualquer tipo de reforma necessita de ART?

Não. O objetivo da ART é o de garantir que uma reforma ou alteração fora dos padrões construtivos e de instalações do condomínio não afete a segurança do imóvel.
Abaixo alguns casos que não necessitam de ART
• Realizar uma pintura na parede de um ambiente por exemplo, não afeta as condições físicas e estruturais do imóvel;
• Instalar luminárias nos pontos originais do imóvel não interfere na segurança, pois o projeto já contempla esta carga elétrica.
Abaixo alguns casos que necessitam de ART
• Instalação do ar condicionado e banheira, pois na maioria dos casos há demolições;
• Remanejamento de pontos elétricos de tomadas e lâmpadas, onde também há demolições;
• Remoção e substituição de pisos e azulejos, pois são utilizadas ferramentas de impacto. Outro ponto a se destacar é o peso próprio do novo piso, que pode ser incompatível com a carga estrutural que a laje suporta.
• Remoção de paredes.
• Instalação de Sancas de Gesso
• Fechamento de sacada com vidros